Métodos Instrumentais de Análise
Código
01062205Créditos ECTS
6Objetivos
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Programa
1. Erros e sua propagação
2. Cromatografia
2.1. Introdução à separação cromatográfica
2.2. Identificação e quantificação
3. Introdução aos Métodos Espectrofotométricos
3.1. Radiação Eletromagnética (REM)
3.2. Propriedades Quânticas e Mecânicas da REM
3.3. Aspetos Quantitativos
4. Espectroscopia de Absorção
4.1. Medida da Transmitância/Absorvência
4.2. Instrumentação
4.3. Análise Qualitativa e Quantitativa
4.4. Preparação da espectroscopia
5. Espectroscopia de Emissão
5.1. Introdução
5.2. Teoria da Fluorescência/Fosforescência
5.3. Instrumentação
6. Espectroscopia de Dispersão
6.1. Introdução
6.2. Turbidimetria
6.3. Nefelometria
7. Espectrometria Atómica
7.1. Riscas espectrais
7.2. Interferências
7.3. Instrumentação, EEA, EAA e FA
8. Introdução aos Métodos Eletroquímicos
9. Potenciometria
9.1. Elétrodos de referência e indicadores
9.2. Potenciómetros
10. Coulombimetria
10.1. Potencial constante
10.2. Corrente constante
10.3. Potencial do elétrodo de trabalho controlado
10.4. Eletrogravimetria
11. Voltametria
11.1. Introdução
11.2. Voltamogramas
11.3. Voltametria Cíclica
11.4. Polarografia
12. Condutimetria
12.1. Introdução
12.2. Condutímetro
13. Trabalhos laboratoriais
13.1. Refratometria – D(+)Glucose
13.2. Determinação do teor em sódio recorrendo à metodologia de adição de padrão.
13.3. Estudo sobre o elétrodo seletivo de sódio
13.4. Absorção UV – Cu(II)+Zn(II)
13.5. Aplicação da Condutimetria na determinação do teor em ácido acetilsalicílico na aspirina comercial.
13.6. Turbidimetria – Sulfato de bário
Métodos de Ensino
Objetivos de Aprendizagem
No final da unidade curricular pelo menos 70% dos alunos deverão ser capazes de:
1 – Aplicar a teoria de propagação de erros na determinação das incertezas experimentais;
2 – Identificar os diferentes tipos de erros experimentais;
3 – Determinar as incertezas e limites de deteção na utilização de uma técnica;
4 – Compreender os fundamentos dos métodos cromatográficos, óticos e eletroquímicos;
5 – Identificar e descrever uma onda eletromagnética e os comportamentos resultantes da sua interação com o meio;
6 – Identificar o(s) método(s) utilizado(s) na separação, identificação e quantificação química;
7 – Aplicar o(s) método(s) de separação, identificação e quantificação química;
8 – Identificar as limitações da aplicação teórica no contexto experimental.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos
Objetivo 1 – Ponto 1, 2, 4, 5, 6, 7, 9, 10, 11, 12 e 13 do conteúdo programático;
Objetivo 2, 6 e 7 – Pontos 2, 4, 5, 6, 7, 9, 10, 11, 12 e 13 do conteúdo programático;
Objetivo 3 – Pontos 1, 2, 4, 5, 6, 7, 9, 10, 11, 12 e 13 do conteúdo programático;
Objetivo 4 – Pontos 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 do conteúdo programático;
Objetivo 5 – Ponto 3 do conteúdo programático;
Objetivo 8 – Ponto 13 do conteúdo programático.
Metodologias de Ensino
A lecionação dos conteúdos programáticos é dividida em dois módulos:
- um de 47 horas em que se faz uso do método expositivo e do estudo de casos;
- outro de 18 horas onde os alunos são divididos em grupos, e seis trabalhos são realizados em contexto laboratorial.
Demonstração da coerência da metodologia de ensino com os objetivos de aprendizagem
A separação em dois módulos distintos, um primeiro essencialmente teórico onde a apresentação dos fundamentos e técnicas é acompanhada da sua aplicação na forma de exercícios permite facilitar a compreensão dos conceitos apresentados e desenvolver as competências necessárias à sua aplicação. No segundo módulo, em ambiente laboratorial, testa-se as competências adquiridas recorrendo a alguns projetos laboratoriais com a respetiva elaboração de um relatório. A qualidade dos relatórios elaborados é aferida utilizando-os como elemento de consulta na avaliação do bloco laboratorial.
Com o primeiro bloco avalia-se o cumprimento dos objetivos 1 a 7. Com o segundo bloco avalia-se o cumprimento do objetivo 8.
Bibliografia
2010, Miller, J.N., Miller, J.C., “Statistics and Chemometrics for Analytical Chemistry”, 6ª Edição, Published by Prentice Hall (ISBN: 9780273730422)
2007, Rouessac, F., Rouessac, A., “Chemical Analysis: Modern Instrumental Methods and Techniques”, 2º Edição, England, John Wiley & Sons (ISBN: 978-0470859032)
2005, “Farmacopeia Portuguesa”, Infarmed, Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento
1998, Skoog, D.A., Holler, F.J., Nieman, T.A., “Principles of Instrumental Analysis”. 5ª Edição, Sauders College Publishing, Harcourt Brace College Publishers (ISBN:0-03-002078-6)
1994, Christian, G.D., “Analytical Chemistry”. 5º Edição, John Wiley & sons, Inc, Nova Iorque (ISBN:0-471-59761-9)
1974, Willard, H., Merritt, Jr. L., Dean, J., “Análise Instrumental”. Tradução Santos, M.S., 2ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (ISBN: 0-19-442366-2)