Proteção das Culturas em Agricultura Biológica

Código

02016966

Créditos ECTS

5

Objetivos

Pretende-se que o aluno cimente os seus conhecimentos de entomologia agrícola e fitopatologia e para isso disponibilizar-se-á ao aluno, as ferramentas necessárias para a análise dos problemas fitossanitários e a adoção dos princípios da proteção de plantas no Modo de Produção Biológico (MPB). Para isso o aluno ficará habilitado a conhecer as principais metodologias de levantamento e investigação aplicadas aos principais problemas fitossanitários e utilizar as mais recentes ferramentas de inovação tecnológica através da aplicação das mais adequadas metodologias que lhe permitirão diagnosticar e identificar os organismos relacionados com qualquer dos problemas fitossanitários das culturas e selecionar os mais adequados meios de proteção disponíveis em agricultura biológica. Tendo por base a legislação aplicável em termos de uso de produtos e meios e intervenção em MPB homologados para cada uma das culturas.

Programa

1 - Principais agentes fitopatogénicos (fungos, bactérias, fitoplasmas, vírus e nemátodes), pragas (Orthoptera, Hemiptera, Homoptera, Coleoptera, Lepidoptera, Hymenoptera, Díptera, Neuroptera; Arachnidea e Acari) e famílias e espécies de infestantes com importância em agricultura;
2 - O uso sustentável dos pesticidas e a legislação aplicável ao Modo de produção biológico;
3 - As substâncias ativas e substâncias de base autorizadas a nível Comunitário e em Portugal para utilização no MPB. Substâncias ativas e substâncias de base passíveis de utilização em MPB. Suas condições de utilização e modo de ação;
4 - Os meios de proteção utilizados em MPB: Biológicos (fungos, bactérias, fitoplasmas, vírus e nemátodes, predadores e parasitóides), Biotécnicos (RCI, ICI, feromonas e paraferomonas, atrativos e repelentes), Genéticos, Químicos, Culturais, Solarização do solo, biofumigação e solos supressivos;
5 - Efeitos secundários dos pesticidas de origem natural sobre os organismos úteis.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos pois foram estruturadas de acordo, com o principio de 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). Para atingir os objetivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 16 h assíncronas (TP), 14 h síncronas (TP), 4 h presenciais (S) e 6 h presenciais de (TC). As metodologias de ensino e aprendizagem incluem um período de trabalho síncrono com os alunos para enquadramento dos conteúdos programáticos, e atividades autónomas assíncronas, que incluem pesquisa, reflexão crítica e estudo pelos alunos, com a realização de trabalhos, sobre os tópicos do programa, fóruns de discussão, moderadas pelos docentes. As atividades presenciais serão realizadas sob a coordenação do regente, tendo por suporte guiões e protocolos comuns, e envolverão para visita de casos de estudo e aplicação dos conhecimentos adquiridos.

A avaliação de conhecimentos e capacidades sempre que incluirá uma componente de avaliação contínua do desempenho dos alunos e aferição das aprendizagens relacionadas com os conteúdos do programa da UC (40% da nota final) e outra componente sumativa, que consistirá em testes teórico-práticos (30% da nota final) de avaliação dos conteúdos da disciplina e um trabalho individual de pesquisa com entrega de peça escrita com apresentação oral com a respetiva discussão. Os momentos de avaliação incluirão sempre que possível: Questionários de aferição da aprendizagem; elaboração de trabalhos de grupo sobre temas específicos; apresentação e discussões em aula sobre temas.

Bibliografia

- R. Rossi, Facts and figures on organic agriculture in the European Union, European Commission, DG Agriculture and Rural Development, Unit Economic Analysis of EU Agriculture (2013).
- DGADR, Guia para o produtor biológico ? Produção vegetal e animal, Direcção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural (2017).
- DSDA, Plano Estratégico para a Agricultura Biológica 2016-2020, Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura, Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, (2016), pp.23p.. Região Autónoma da Madeira.
- ENAB, Resolução de Conselho de Ministros nº 110/2017, de 27 de julho: Aprova a Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica (ENAB) e o Plano de Ação (PA) para a produção e promoção de produtos agrícolas e géneros alimentícios biológicos (2016).
- R. Gwynn, The Manual of Biocontrol Agents, 9781901396874, BCPC, pp.304p. 5th Edition.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %