Sistemas de Informação Geográfica e Modelação

Código

02016977

Créditos ECTS

5

Objetivos

1 - Compreender as bases teóricas e os domínios de aplicação dos SIG;
2 - Capturar (meta)dados espaciais e organizar catálogos de dados;
3 - Desenvolver exercícios de análise/modelação espácio-temporal na relação dos recursos com as condições e processos em produção biológica;
4 - Publicar e partilhar dados espaciais em redes de conhecimento.

Programa

1 - Parâmetros e sensores agroclimáticos e produtivos espacialmente explícitos;
2 - Componentes, dimensões e domínios de aplicação das C&TIG na agricultura e alimentação;
3 - Parâmetros, sensores e dados de clima, solo, água e vegetação;
4 - (Geo)referenciação e gestão de bases de (meta)dados espaciais;
5 - Avaliação e gestão de qualidade de dados espaciais;
6 - A análise e modelação espacial em sistemas de suporte à decisão em AB;
7 - Operações de análise e modelação espacial de padrões das condições naturais, práticas, estados e monitorização da produção;
8 - Modelos de análise espacial de zonagem, avaliação de risco e aptidão em sistemas agro-ecológicos;
9 - Sistemas de suporte à decisão espaciais operacionais em cartas de prescrição e aplicação de débito variável (VRT);
10 - Sistemas e infraestruturas de informação no apoio à AB;
11 - Gestão colaborativa de redes de conhecimento e trabalho;
12 - Os sistemas de informação de rastreabilidade, certificação e apoio à comercialização e ao consumidor.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos pois foram estruturadas de acordo, com o principio de 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). Para atingir os objetivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 16 h assíncronas (TP), 14 h síncronas (TP), 4 h presenciais (S) e 6 h presenciais de (TC). As atividades de aprendizagem à distância serão realizadas em duas componentes introdutória que lecionará os conceitos teóricos, sendo os respetivos tópicos aprofundados, através de atividades assíncronas realizadas pelos alunos orientados por tutorias ativas. As aulas teórico-práticas síncronas assentam em metodologias expositivas e interrogativas dos conteúdos. Nas atividades assíncronas usar-se-á interação de grupo para o desenvolvimento de trabalhos/projetos práticos em situações reais com acompanhamento dos docentes.

Bibliografia

- Bastos, R., Santos, M., Ramos, J. A., Vicente, J., Guerra, C., Alonso, J., Honrado, J., Ceia, R. S.,
- Timóteo, S., & Cabral, J.A., Testing a novel spatially-explicit dynamic modelling approach in the scope of the laurel forest management for the endangered Azores bullfinch (Pyrrhula murina) conservation. (2012). Biological Conservation.
- Fu, P., & Sun, J., Web GIS: Principles and Applications (2010), pp.1-24. Esri Press.
- Heywood, D. I., Cornelius, S. C., & Carver, S. J., An Introduction to Geographical Information Systems (2011). Pearson Prentice Hall.
- Lloyd, C. D., Spatial data analysis. An introduction for GIS users (2010). Oxford University Press.
- Rocha, J., & Abrantes, P., Geographic Information Systems and Science (2019). IntechOpen..

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 50 %
  • Teste Teórico - 50 %