Pecuária Biológica

Código

02017006

Créditos ECTS

5

Objetivos

1 - Avaliar a produção, as tendências no consumo, na comercialização e na distribuição dos produtos animais biológicos e principais regiões produtoras no mundo;
2 - Identificar os fatores limitantes da produção, de forma a avaliar as potencialidades de cada região;
3 - Estudar os princípios associados aos sistemas de exploração e técnicas de produção da pecuária biológica, específicos de cada espécie, bem como algumas características produtivas, com especial atenção para os domínios da reprodução, alimentação, e planificação das explorações pecuárias;
4 - Desenvolver as inter-relações existentes entre os diferentes sistemas de produção animal e o meio no qual estes se inserem, procurando enfatizar as principais técnicas e métodos disponíveis para proteção ambiental;
5 - Avaliar a importância das pastagens e forragens na conservação do meio ambiente.

Programa

1 - Importância socioeconómica, alimentar e ambiental do modo de produção biológico animal no Mundo;
2 - Pecuária Biológica: conceito; legislação aplicável; espécies animais. Principais raças autóctones: importância e potencialidades;
3 - Conversão da pecuária convencional para a produção biológica (conversão de terras dos animais e produtos animais, ou conversão simultânea). Aspetos chave para a planificação e maneio biológico;
4 - Alimentação: Classificação dos alimentos e alimentação dos animais;
5 - Sistemas de produção baseados nas pastagens, forragens grosseiras, frescas e, conservadas; Abordagem ao maneio das pastagens e forragens, aos sistemas de pastoreio, às cargas animais;
6 - Condições de alojamento dos animais (áreas de movimentação livre e de estabulação);
7 - Técnicas reprodutivas e recursos adotadas; idades mínimas de abate dos animais e condições de transporte e de abate dos animais;

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos pois foram estruturadas de acordo, com o principio de 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). Para atingir os objetivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 16 h assíncronas (TP), 16 h síncronas (TP), 8 h presenciais (S). As metodologias de ensino e aprendizagem incluem um período de trabalho síncrono com os alunos para enquadramento dos conteúdos programáticos, e atividades autónomas assíncronas, que incluem pesquisa, reflexão critica e estudo pelos alunos, com a realização de trabalhos, sobre os tópicos do programa, fóruns de discussão, moderadas pelos docentes. As atividades presenciais serão realizadas sob a coordenação do regente, tendo por suporte guiões e protocolos comuns, e envolverão para visita de casos de estudo e aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Bibliografia

- Mourão, I. M., Araújo, J. P., & Brito, L. M.,, Manual de Agricultura Biológica - Terras de Bouro, Câmara Municipal de Terras de Bouro. (2006).
- Diário da República, 1ª Série, Nº 24, Portaria nº 79/2022 de 3 de fevereiro. Defne o regime aplicável à gestão de efuentes pecuários (2022).
- União Europeia, Regulamento (UE) 2018/848 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de maio de 2018, relativo à produção biológica e à rotulagem dos produtos biológicos e que revoga o Regulamento (CE) n.º 834/2007 do Conselho (2018).
- Sites recomendados, FAO, IFOAM, DEFRA, ISOFAR, ICROFS, FiBL, EEA..
- Vaarst, M., Roderick, S., Lund, V., & Lockeretz, W.,, Animal health and welfare in organic agriculture (2004).

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 20 %
  • Testes Teórico-Práticos - 40 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %