Turismo Rural – Produtos e Serviços
Código
02017050Créditos ECTS
5Objetivos
1 - Analisar a emergência de produtos turísticos nas áreas rurais e naturais e as características da procura;
2 - Compreender a realidade do Turismo em Espaço Rural e do Turismo de Natureza em Portugal;
3 - Analisar os problemas e as decisões de planeamento enfrentadas pelas empresas de Turismo em Espaço Rural e Turismo de Natureza;
4 - Conhecer os requisitos legais para a instalação de empreendimentos turísticos nas áreas rurais e naturais;
5 - Desenvolver competências capitalizáveis pelos territórios de baixa densidade tendo em vista o estímulo dos seus fatores de competitividade para o desenvolvimento, bem como a promoção da coesão territorial nacional.
Programa
1 - Novas sociedades e novos turismos;
2 - As lógicas concretas que suportam a emergência do turismo nos territórios de baixa densidade;
3 - Um novo mundo rural;
4 - Um novo turismo;
5 - Novos conceitos e novos modelos de desenvolvimento;
6 - O turismo em áreas rurais e naturais;
7 - Origem e motivações da procura;
8 - Modalidades do Turismo em Espaço Rural (TER) e Turismo de Natureza (TN) em Portugal;
9 - TER e TN no contexto do turismo internacional;
10 - Evolução do TER e do TN em Portugal;
11 - O turismo em áreas rurais e naturais como fator de desenvolvimento local;
12 - Potencialidades do turismo rural e de natureza;
13 - Constrangimentos e paradoxos do turismo rural e de natureza;
14 - Desenvolvimento turístico sustentável;
15 - Dados e números sobre o turismo rural;
16 - Os territórios de baixa densidade.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos pois foram estruturadas de acordo, com o principio de 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). Para atingir os objectivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 20 h assíncronas (TP), 20 h síncronas (TP). As metodologias de ensino e aprendizagem incluem um período de trabalho síncrono com os alunos para enquadramento dos conteúdos programáticos, e atividades autónomas assíncronas, que incluem pesquisa, reflexão critica e estudo pelos alunos, com a realização de trabalhos, sobre os tópicos do programa, fóruns de discussão, moderadas pelos docentes. As atividades presenciais serão realizadas sob a coordenação do regente, tendo por suporte guiões e protocolos comuns, e envolverão para visita de casos de estudo e aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Bibliografia
- Lane, B., & Kastenholf, E., Rural tourism: New concepts, new research, new practice., 9780367264789 (2019).
- Sanchez, F. C., Turismo rural e seus reflexos nos indicadores de sustentabilidade, 978-8555076602 (2019).
- Santos, X., & Lopez, L., Turismo rural y de la naturaleza. Una mirada al mundo, 978-8491711629 (2018).
- Silva, F., & Umbelino, J., Planeamento e Desenvolvimento Turístico., 78-989-752-230 (2017).
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 20 %
- Testes Teórico-Práticos - 30 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %