Viticultura Biológica

Código

02017061

Créditos ECTS

5

Objetivos

1 - Avaliação da importância da produção e do consumo de produtos de origem vitícola biológicos no Mundo, na Europa e em Portugal; 
2 - Identificação dos fatores limitantes da produção, de forma a avaliar as potencialidades de cada região;
3 - O estudo dos recursos genéticos e dos hábitos de vegetação e de frutificação das principais espécies, castas e variedades regionais;
4 - O estudo da fisiologia e das técnicas de produção vitícola , de modo a capacitar o aluno para o planeamento, execução e gestão técnica de vinhas biológicos;
5 - O estudo, em particular, dos sistemas de produção vitícola no MPB;
6 - Os objetivos atuais da investigação.

Programa

1 - Produção e consumo de produtos vitícolas no MPB
2 - Classificação botânica, morfologia e fisiologia do crescimento e do desenvolvimento das principais castas vitícolas utilizados e das castas tradicionais como recursos genéticos endógenos importantes em Portugal Continental, Açores e Madeira
3 - Limitações na produção e adequação da viticultura às diversas realidades agroecológicas
4 - Escolha das cultivares, porta-enxertos e técnicas de propagação
5 - Instalação e manutenção das vinhas
6 - Limitações físicas, químicas e biológicas do terreno
7 - Situações de replantação
8 - Preparação do terreno e técnicas de plantação
9 - Poda, sistemas e formas condução da vinha
10 - Principais problemas fitossanitários e formas de combate e sua limitação dentro do MPB. O papel da modelação e dos avisos agrícolas no surgimento de doenças e pragas da viticultura biológica
11 - Conservação dos recursos genéticos vitícolas autóctones
12 - Enologia do vinho e derivados produzidos em MPB

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos pois foram estruturadas de acordo, com o principio de 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). Para atingir os objetivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 15 h assíncronas (TP), 15 h síncronas (TP), 4 h presenciais (S) e 6 h presenciais de (OT). As aulas teórico-práticas à distância síncronas, decorrem para as componentes teóricas dos conteúdos programáticos, com metodologias expositivas recorrendo a meios de projeção audiovisual. Nas componentes aplicadas as aulas assíncronas, decorrem com metodologias explicativas e interrogativas dos conteúdos da UC com exercitação prática, fomentando a discussão dos temas e interação de grupo. A aprendizagem é complementada com aulas presenciais que incluem visitas de estudo a explorações vitícolas de referência no MPB.

Bibliografia

- Castro, R., Cruz, A., & Botelho, M., Manual de sistemas de condução da vinha (2015), pp.190.
- Bayvitis, Clube de viticultores. Ed. Bayer CropScience.
- Hartmann, H. T., Kester, D. E., Davies, F. T., & Geneve, R. L., Hartmann and Kester?s plant propagation: principles and practices (2011), pp.1004. 8th ed. Prentice Hall.
- Magalhães, N, Tratado de viticultura: a videira, a vinha e o terroir, 9789728987152 (2008), pp.605. Ed. Chaves Ferreira.
- Willer, H., Trávnícek, J., Meier, C. & Schalatter, B., The world of Organic Agriculture - Statistics and Emerging Trends (2020), pp.303. FiBL and IFOAM.

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 30 %
  • Testes Teórico-Práticos - 30 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %