Metodologias de Investigação e Análise de Dados

Código

02017083

Créditos ECTS

5

Objetivos

1 - O objetivo inicial desta disciplina passa por enquadrar o aluno com o processo de investigação, nomeadamente identificar o research gap, formular a(s) research question(s) e hipótese(s) científicas e selecionar as metodologias para testar a hipótese científica. Posteriormente, o objetivo é fornecer aos alunos os conceitos e conhecimentos fundamentais de delineamento experimental e estatística nas suas componentes teórica, teórico-prática e computacional, necessários à compreensão e desenvolvimento de experiências em ciência, em particular em agricultura. Adicionalmente, os estudantes deverão ser capazes de obter e interpretar alguns resultados gerados com software. 

2 - Pretende-se assim que o estudante:

a) Reconheça a importância de uma correta metodologia experimental na montagem de experiências;
b) Reconheça as diferenças entre as diferentes técnicas de análise univariada e multivariada;
c) Consiga identificar o processo de amostragem, bem como o teste estatístico paramétrico ou não. 

Programa

1 - O processo de Investigação
2 - Escrita científica: revisão da literatura, o pensamento critico e o processo de escrita científica
3 - Estatística Descritiva e exploração de dados
4 - Probabilidades
5 - Variáveis aleatórias e principais distribuições estatísticas
6 - Teoria da Amostragem
7 - Estimação pontual e por intervalos
8 - Delineamentos experimentais mais comuns em ciências agrárias
9 - Testes de hipóteses paramétricos
10 - Análise de variância
11 - Testes de hipóteses não-paramétricos
12 - Regressão linear e regressão não-linear
13 - Aplicação de métodos multivariados: Analise exploratória de dados, metodologias de classificação e de previsão

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos, com 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). Para atingir os objetivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 16 h assíncronas (TP), 14 h síncronas (TP), 4 h presenciais (S) e 6 h presenciais de (TC). O programa da UC está organizado em módulos. O acompanhamento do desenvolvimento dos discentes na UC será realizado da maneira assíncrona.

Bibliografia

- Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., Pimenta, C., & Pimenta, F., Introdução à Estatística, 9789725924686, Escolar Editora (2015). Lisboa.
- Montgomery, D.C., Design and analysis of experiments, 0-471-66159-7 (2013).
- Maroco, J., Análise Estatística com o SPSS, 9789899676374 (2021).

Método de Avaliação

  • Análise crítica de um artigo Científico - 40 %
  • Assiduidade e Participação - 30 %
  • Testes Teórico-Práticos - 30 %