Desenvolvimento rural e sustentabilidade
Código
02017094Créditos ECTS
5Objetivos
Pretende-se dotar os mestrandos de um conhecimento teórico-empírico aprofundado das temáticas do desenvolvimento rural, desenvolvimento local, sustentabilidade e as políticas de desenvolvimento regional, no contexto do processo de globalização em curso. Os alunos deverão também compreender a lógica espacial da distribuição da atividade económica no contexto rural e utilizar métodos de análise apropriados. Pretende-se também introduzir os alunos à resolução de casos concretos, utilizando para o efeito dos métodos de análise regional, de forma a permitir uma evolução gradual da sua capacidade de translação de conceitos teóricos e abstratos para a complexidade da vivência diária.
Programa
1 - Importância da agricultura no conjunto da economia e numa perspetiva de desenvolvimento
2 - Produções agrícolas e seus usos
3 - Indicadores de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável
4 - Compreensão e análise dos conceitos de bioeconomia, economia circular, e conversão de resíduos
5 - Conceitos chave de macroeconomia e métodos de análise: conceitos básicos de macroeconomia; modelo de base; modelos de input output; modelo de equilíbrio geral
6 - Importância dos espaços rurais numa perspetiva socioeconómica e de desenvolvimento económico local
7 - Zonas rurais, economia e teorias de desenvolvimento rural
8 - Desenvolvimento rural, empreendedorismo e capital institucional
9 - Linhas de tendência na evolução das zonas rurais
10 - Política de desenvolvimento rural comunitária
11 - Casos práticos
Métodos de Ensino
Foram estruturadas de acordo, com o principio de 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). Para atingir os objectivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 16 h assíncronas (TP), 14 h síncronas (TP), 4 h presenciais (S) e 6 h presenciais de (TC). Incluem um período de trabalho síncrono com os alunos para enquadramento dos conteúdos programáticos, e atividades autónomas assíncronas, que incluem pesquisa, reflexão critica e estudo pelos alunos, com a realização de trabalhos, sobre os tópicos do programa, fóruns de discussão, moderadas pelos docentes. As atividades presenciais serão realizadas sob a coordenação do regente, tendo por suporte guiões e protocolos comuns, e envolverão para visita de casos de estudo e aplicação dos conhecimentos adquiridos. A componente de avaliação contínua do desempenho e testes- teórico-práticos terão ambos uma cotação de 30%, a realização de um seminário terá a cotação de 40%.
Bibliografia
- Ghosh, S.K., Circular Economy: Global Perspective, Springer Nature (2020).
- https://doi.org/10.1007/978-981-15-1052-6.
- Singh, K., Shishodia, A., Rural Development: Principles, Policies, and Management, 10: 9789351509981, SAGE Publications Pvt. Ltd (2019).
- Terluin, I., Differences in economic development in rural regions of advanced countries: an overview and critical analysis of theories, Journal of Rural Studies (2003), pp.327-344.
- https://doi.org/10.1016/S0743-0167(02)00071-2.
- Tranter, R. B., Swinbank, A., Wooldridge, M. J., Costa, L., Knapp, T., Little, G. P. J., Sottomayor, M. L., Implications for food production, land use and rural development of the European Union?s Single Farm Payment: Indications from a survey of farmers? intentions in Germany, Portugal and the UK., Food Policy (2020), pp.656?671.
- https://doi.org/10.1016/j.foodpol.2007.04.001.
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %