Gestão, Certificação e Marketing

Código

02017105

Créditos ECTS

5

Objetivos

1 - Conhecer e operacionalizar conceitos de mercado, consumo, consumidor, marca e marketing agrícola;
2 - Reconhecer-se como consumidor, nas suas dimensões de objeto de ações de marketing e decisor em opções de compra;
3 - Compreender o processo STP: Segmentação, Target e Posicionamento;
4 - Compreender e saber aplicar o Marketing-Mix a uma oferta empresarial;
5 - Saber elaborar um plano básico de marketing aplicado ao setor agrícola;
6 - Conseguir, através de uma metodologia pedagógica de natureza ativa e interativa, evoluir do conhecimento teórico para o conhecimento prático;
7 - Conhecer os sistemas de certificação de produtos, incluindo o sistema de certificação biológico inerente ao modo de produção e qualidade alimentar;
8 - Adquirir conhecimentos que permitam o desenvolvimento de capacidades de conceção de projetos, produtos e serviços em agrícola biológica e do desenvolvimento rural.

Programa

1 - Políticas
1.1 - A Política Agrícola Comum e o Modo de Produção Biológico ? interdependências e condicionalismos
1.2 - A Estratégia Nacional e Regional para a Agricultura Biológica
1.3 - O Green Deal e a Estratégia Farm to Fork ? impactos na agricultura biológica
2.0 - Marketing
2.1 - A importância do Marketing e tendências na economia digital
2.2 - A estratégia de Marketing
2.3 - O Marketing-Mix e aplicação de ferramentas digitais
2.4 - Gestão de marketing no sector agrícola
3 - Certificação em MPB
3.1 - Procedimentos operativos Planos de Controlo e comunicações e registos associados
3.2 - Critérios de avaliação dos Operadores
3.3 - Situações de não-conformidade (Desvios, irregularidades, infrações), sanções e ações corretivas
4 - Certificação de qualidade
4.1 - Valorização de produtos biológicos
4.2 - Sistemas de certificação DOP, IGP e ETG
4.3 - Outros sistemas de valorização da qualidade (Marca Açores, Marca Madeira, etc...)
4.4 - Legislação de enquadramento (europeia, nacional e regional)
5 - Empreendedorismo e inovação

Métodos de Ensino

Componente teórica (15h síncrona à distância): ME1: Exposição e desenvolvimento dos conteúdos programáticos, implementando a aprendizagem ativa e colaborativa entre docente e aluno; ME2: Aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos (15h assíncrona à distância) através da análise de casos reais. ME3: Orientação tutorial. Componente prática (10h presencial): ME4: Análise e resolução de estudos de casos; preparação de temas para debate; pesquisa de informação e leitura da bibliografia recomendada. ME5: Desenvolvimento de capacidade crítica e autonomia. Disponibilização de material didático por meio de ferramentas computacionais: documentos escritos, informações orais e visuais. Acompanhamento assíncrono por e-learning e browsers (B-On, ISI Web of knowlege, Sciencedirect). 

Avaliação: 50% questionários de aferição das atividades, trabalhos de grupo sobre temas específicos, apresentação e discussão em aula sobre temas da UC, testes teórico-práticos; 50% redação de 1 artigo científico.

Bibliografia

- 'S' Sarkar, Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora (2007).
- Kotler, P. & Armstrong, G., Principles of Marketing, Global Edition, 16/E., Pearson Education (2016).
- Marques, V., Marketing Digital 360, Actual (2015).
- Lendrevie, J., Baynast, A., Dionísio, P. & Rodrigues, J.V., Mercator 25 anos: O Marketing na Era Digital, 17ª ed., Publicações D. Quixote (2018).
- Dias, R., & Afonso, J., Marketing Agroalimentar: Fundamentos e Estudo de Caso, Vida Económica (2015).
- Kotler, P., Setiawan, I., & Kartajaya, H., Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital, Actual Editora (2017).
- Martins, I., Agricultores Que Marcam, IFE Executive (2017).
- Parlamento Europeu e do Conselho, Regulamento (UE) 2018/848, Parlamento Europeu e do Conselho (2022).

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %