Projeto II (Dissertação, ou Projeto, ou estágio)

Código

02017116

Créditos ECTS

30

Objetivos

1 - Permitir a mobilização dos conhecimentos e capacidades adquiridas na resolução de problemas teóricos ou práticos e a situações reais em contexto de investigação ou profissional.
2 - Realizar um trabalho de investigação, e apresentar os resultados do mesmo sob a forma de dissertação.
3 - Conceber e elaborar um projeto de desenvolvimento numas das temáticas e/ou áreas científicas do ciclo de estudo, e apresentar o respetivo dossier de implementação.
4 - Aplicar os conhecimentos e competências adquiridas em situações reais em contexto profissional (estágio) e apresentar o trabalho desenvolvido sob a forma de relatório final.

Programa

1 - Definição do tema e elaboração plano do trabalho da tese, projecto ou estágio.
2 - Implementação do plano de trabalho.
3 - Aplicação das metodologias necessárias à execução do plano.
4 - Pesquisa, execução e recolha de dados e informação relacionada.
5 - Análise e tratamento dados e informação relevante.
6 - Pesquisa e elaboração da tese/ projeto/ ou relatório final
7 - Defesa e avaliação final

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos pois foram estruturadas de acordo, com o principio de 100% dos ECTS em formação à distância (210 h de contacto). Para atingir os objectivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 130 h assíncronas (OT), 80 h síncronas (OE). A metodologia de aprendizagem privilegia o trabalho autónomo, com a máxima autonomia do aluno estimulando a aplicação dos conhecimentos e competências adquiridas a problemas teórico ou práticas, promovendo a pesquisa e a reflexão critica por parte destes. O trabalho será orientado, através de tutoriais realizadas de forma síncrona ou assíncrona de interação entre os orientadores e o mestrando.

A avaliação tem um caráter misto, contínua e periódica, dependendo os critérios e momentos de avaliação da tipologia do trabalho final do mestrado. A avaliação contínua baseia-se em critérios de aferição da capacidade e empenho demonstrado pelos alunos na aplicação das metodologias e conhecimentos adquiridos, pesquisa, execução das atividades e tarefas previstas no plano e/ou interação com entidade de acolhimento. A avaliação periódica baseia-se na avaliação da qualidade, novidade, profundidade da investigação, projeto ou relatório, etc.

Bibliografia

- G. Brunoir, J. Jiggins, R. Gallardo Cobos, O. Schmid, New Challenges for Agricultural Research: Climate change, food security, rural development, agricultural knowledge systems., 978-92-79-11747-3, Luxembourg, Directorate-General for Research Biotechnologie (2009), pp.130. doi 10.2777/6185.
- M.S. Felix, I. Smith, A Practical Guide to Dissertation and Thesis Writing, 1-5275-3681-5, Cambridge Scholars Publishin (2019), pp.30.
- E. R. Girden, Evaluating Research Articles: From Start to Finish,, 9781412974462, Sage, London. (2001), pp.399.
- UNDP (United Nations Development Programme), Agroecology: Creating the Synergism for a Sustainable Agriculture., New York: UNDP. (1995), pp.64.

Método de Avaliação

    De acordo com Métodos de Ensino - 100 %