Dinâmica dos Agroecossistemas e Diversidade da Paisagem
Código
02017127Créditos ECTS
5Objetivos
1 - Leccionar e explorar os princípios da agricultura biológica;
2 - Leccionar e explorar o conceito de agrodiversidade e os seus elementos, enquanto fatores estruturantes no modo de produção biológica e desenvolvimento rural;
3 - Conhecer e compreender os instrumentos de análise e valoração dos serviços dos agroecossistemas, a fim de desenvolver processos de prospeção, interpretação, identificação, e seleção as medidas de gestão e valorização dos serviços dos agroecossistemas;
4 - Conhecer e compreender instrumentos de análise da diversidade da paisagem, a fim de desenvolver processos de valorização da agrodiversidade e do meio rural;
5 - Promover a aplicação pelos alunos dos conhecimentos e ferramentas na análise da agrodiversidade e paisagem, a fim de desenvolver e implementar ações e projetos integrados de desenvolvimento rural.
Programa
1 - Princípios da Agricultura Biológica: saúde; ecologia; justiça; e precaução.
1.1 - Importância da Agricultura Biológica, como estratégia agroecológica, no desenvolvimento sustentável.
2 - Agrodiversidade. Elementos da agrodiversdidade.
2.1 - Importância da agrodiversidade na agricultura biológica e no desenvolvimento rural.
3. - Agroecossistemas, e suas funções. Sistemas agrícolas, agroflorestais e mistos.
3.1 - Dimensão económica, ambiental e social dos agroecossistemas.
3.2 - Serviços dos agrocossistemas. Serviços de suporte, de aprovisionamento, de regulação, e sociocultural.
4. - Ecologia da paisagem. Conceito de paisagem humanizada.
4.1 - Diversidade e qualidade da paisagem. Património natural e construído.
4.2 - Paisagem rural enquanto serviço dos agroecossistemas. Conservação da natureza e da biodiversidade.
5. - Avaliação dos Serviços dos agroecossistemas e da paisagem.
5.1 - Análise de contexto in Loco.
5.2 - Avaliação do custo ? benefício de serviços e alterações da paisagem.
5.3 - Métodos de preferência declarada e revelada. Avaliação de risco.
5.4 - Outras metodologias de avaliação de projetos.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos pois foram estruturadas de acordo, com o principio de 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). Para atingir os objetivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 16 h assíncronas (TP), 14 h síncronas (TP), 4 h presenciais (S) e 6 h presenciais de (TC). As metodologias de ensino e aprendizagem incluem um período de trabalho síncrono com os alunos para enquadramento dos conteúdos programáticos, e atividades autónomas assíncronas, que incluem pesquisa, reflexão critica e estudo pelos alunos, com a realização de trabalhos, sobre os tópicos do programa, fóruns de discussão, moderadas pelos docentes. As atividades presenciais serão realizadas sob a coordenação do regente, tendo por suporte guiões e protocolos comuns, e envolverão para visita de casos de estudo e aplicação dos conhecimentos adquiridos.
A avaliação de conhecimentos e capacidades será sempre que possível contínua e incluirá: i. Questionários de aferição das atividades; ii. elaboração de trabalhos de grupo sobre temas específicos; iii. apresentação e discussões em aula sobre temas relacionados com o programada UC. A avaliação poderá ser complementa por momentos de avaliação periódica que incluem: i. um trabalho prático ou de pesquisa individual, baseado num tema proposto pelos docentes e escolhido pelo aluno; ii. um teste teórico abordando temas conceptuais e teóricos. O peso da avaliação contínua e periódica é distribuído da seguinte forma: i. 60% avaliação continua; 40% avaliação periódica.
Bibliografia
- Abecassis, F., Cabral, N., Análise Económica e Financeira de Projectos., 9789723100167, Fundação Calouste Gulbenkian (2000), pp.314.
- Anderson, C. R., Bruil, J., Jahi Chappell, M., Kiss, C., & Pimbert, M.P. (2021)., Agroecology Now!
- Transformations Towards More Just and Sustainable Food Systems., 978-3-030-61315-0, Cham, Palgrave Macmillan. (2021), pp.210. doi.org/10.1007/978-3-030-61315-0.
- European Commission, Guide to Cost-benefit Analysis of Investment Projects: Economic appraisal tool for Cohesion Policy 2014- 2020., 978-92-79-34796-, IPublications Office of the European Union (2014), pp.364. doi.org/10.2776/97516.
- Gliessman, S. R., Agroecology: The Ecology of Sustainable Food Systems,, 9780429153709, CRC Press. (2014), pp.405. doi.org/10.1201/b17881.
- DGADR, Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica (ENAB) e Plano de Acção (PA) 2017-27., (2017) (2017). https://www.dgadr.gov. pt/estrategia-nacional-para-a-agricultura-biologica.
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %