Fauna Terrestre

Código

01062284

Créditos ECTS

3

Objetivos

1. Despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e estudo dos animais terrestres bem como os processos venatórios nas suas vertentes turísticas e desportivas dentro dos enquadramentos legais existentes;
2. Conhecer os principais grupos de animais no nosso planeta e em particular nos Açores;
3. Diferenciar os principais grupos de animais invertebrados e vertebrados;
4. Saber aplicar métodos de avaliação da biodiversidade.

Programa

PROGRAM TEÓRICO

TEMA I

Fauna terrestre (80%)

1. Invertebrados: revisão dos principais filos terrestres (Arthropoda, Mollusca, Annelida, etc.);

Ênfase nos artrópodes dos Açores: endemismos, invasões e espécies indicadoras;

Técnicas de amostragem (pitfall, SLAM, aspiradores entomológicos, transectos visuais)

2. Vertebrados

2.1 Anfíbios e Répteis (Anfíbios e Répteis: espécies nativas e exóticas nos Açores)

2.2 Aves (espécies residentes, migratórias e nidificantes

2.3 Mamíferos (fauna introduzida e impactos ecológicos)

 

TEMA II – Recursos Cinegéticos (20%)

1. Espécies cinegéticas dos Açores e do Mundo

2. Gestão da caça e Legislação

 

Programa prático

Aula 1. Listagem da Fauna Listada para uma determinada área da Ilha Terceira consultando o AZORES BIOPORTAL

Aula 2. Amostragem de Artrópodes com várias técnicas de campo, nomeadamente armadilhas SLAM e técnica dos Batimentos.

Aula 3. Triagem de Artrópodes em Laboratório.

Aula 4. Comunicação científica dos resultados (relatórios, posters, exposições, fichas de espécies)

Métodos de Ensino

1. Exposição de conteúdos teóricos com recurso a Data Show;
2. Discussão de conteúdos teóricos;
3. Aulas de campo;
4. Aulas de Laboratório;
5. Discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.

Bibliografia

Borges, P.A.V., Costa, A., Cunha, R., Gabriel, R., Gonçalves, V., Martins, A.F., Melo, I., Parente, M., Raposeiro, P., Rodrigues, P., Santos, R.S., Silva, L., Vieira, P. & Vieira, V. (Eds.) (2010). A list of the terrestrial and marine biota from the Azores. Princípia, Cascais, 432 pp. ISBN: 978-989-8131-75-1

Borges, P.A.V., Lamelas-Lopez, L., Andrade, R., Lhoumeau, S., Vieira, V., Soares, A.O., Borges, I., Boieiro, M., Cardoso, P., Crespo, L.C.F., Karsholt, O., Schülke, M., Serrano, A.R.M., Quartau, J.A. & Assing, V. (2022). An updated checklist of Azorean arthropods (Arthropoda). Biodiversity Data Journal, 10: e97682. DOI:  10.3897/BDJ.10.e97682

Borges, P.A.V., Santos, A.M.C., Elias, R.B. & Gabriel, R. (2019) The Azores Archipelago: Biodiversity Erosion and Conservation Biogeography. Encyclopedia of the World's Biomes-Earth Systems and Environmental Sciences. Reference Module in Earth Systems and Environmental Sciences (ed. by E. Scott et al.), pp. 1-18. Elsevier, Amsterdam, Netherlands

Cowen, R. (2013). History of life. John Wiley & Sons.

Gabriel, R. & Borges, P.A.V. (Eds.) (2023). Guia Prático da Fauna Terrestre dos Açores / Field Guide of Azorean Terrestrial Fauna. 2nd Edition revised and expanded. Instituto Açoreano da Cultura (IAC), Associação Os Montanheiros and Fundação Gaspar Fructuoso, Angra do Heroísmo. 482 pp. ISBN -978-989-8225-82-5

Urry, L. A., Cain, M. L., Wasserman, S. A., Minorsky, P. V., & Reece, J. B. (2017). Campbell biology. Pearson Education, Incorporated.

Método de Avaliação