Mestrado em Agricultura Biológica e Desenvolvimento Rural
Código DGES
ME48
Duração
2 anos
Créditos ECTS
120
Apresentação
Proporcionar uma visão estratégica e uma formação transversal para o desenvolvimento de competências em agricultura biológica e desenvolvimento rural, a fim de preencher as necessidades de formação integrada e preparar para o mercado de trabalho. Promover uma formação científica e profissional sólida nas áreas especificas da agricultura biológica e desenvolvimento rural, integrando conceitos avançados sobre o funcionamento dos agroecossistemas e o meio rural, associados às ciências agrárias, desenvolvimento rural e turismo. Valorizar a aplicação de conhecimentos, conjugando as capacidades de liderança e adaptação às novas realidades do desenvolvimento rural, com competências profissionais na área. Desenvolver competências de saber e saber-fazer que contribuam para a resolução de problemas e promovam o desenvolvimento integrado e sustentável do meio rural. Capacitar o estudante para o desenvolvimento de competências de gestão e de investigação.
Objetivos
Adquirir conhecimentos teóricos e técnicos relativos às diversas dimensões da Agricultura Biológica e desenvolvimento rural. Facultar informações e soluções relevantes para o desenvolvimento de capacidades proativas, eficientes e inovadoras em agricultura biológica e desenvolvimento rural. Adquirir conhecimentos que permitam o desenvolvimento de capacidades de conceção de projetos, produtos e serviços em agricultura biológica e do desenvolvimento rural. Desenvolver a condução técnica dos processos e dos sistemas de produção, gestão e comercialização. Desenvolver capacidades de comunicação, investigação e inovação em agricultura biológica e desenvolvimento rural. Adquirir competências para gestão racional dos recursos, produção, pós-colheita, transformação e comercialização, rastreabilidade e certificação de produtos biológicos; Ter uma visão global e competências que permitam a elaboração, planeamento, desenvolvimento de estratégias aplicadas ao setor.
Condições de Acesso e Ingresso
No ciclo de estudos são admitidos preferencialmente os titulares de grau nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, da Terra e afins. A admissão obedece ao disposto no artigo 17º, DL 65/2018, de 16 de agosto, sendo admitidos os: a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; b) Titulares de grau académico estrangeiro conferido na sequência de 1.º ciclo de estudos, atribuído por IES de Estado aderente ao Processo de Bolonha; c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos; d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, com reconhecida capacidade para realização do ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da IES, onde pretendem ser admitidos
Saídas Profissionais
O mestrado permite formar ou requalificar profissionais que podem desenvolver atividade profissional, individual ou dependente por conta de outrem, em: - Gestão de explorações agrícolas biológicas, que se dedicam à produção de alimentos biológicos. - Assessoria técnica em explorações agrícolas, entidades da área do desenvolvimento rural, administração publica ou privados, que desenvolvam atividade na área da agricultura, bioeconomia e turismo rural. - Consultoria e assessoria técnica, prestando serviços a produtores agrícolas biológicos ou convencionais que pretendam fazer a transição para a agricultura biológica. - Consultoria e assessoria técnica, em entidades públicas ou privadas, empresas de distribuição e venda de produtos orgânicos que atuem na área de comercialização, marketing, turismo ou restauração. - Consultoria e assessoria técnica, prestando serviços relacionados, com o desenvolvimento de projetos de desenvolvimento rural que promovam práticas de bioeconomia, sustentabilidade e a conservação do meio ambiente. - Investigação e desenvolvimento, em instituições de investigação e desenvolvimento agrícola, contribuindo para o avanço do conhecimento e práticas sustentáveis na agricultura e desenvolvimento rural. - Ensino e formação, lecionando em escolas agrícolas ou promovendo cursos de formação na área da agricultura biológica e desenvolvimento rural.
Regime de Estudo
À Distância (EaD) (Decreto-Lei n.º 133/2019, de 3 de setembro)
Diretor de Curso
David João Horta Lopes
david.jh.lopes@uac.pt
Acreditações
- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
- NCE/22/2200543
- Direcção Geral de Ensino Superior
- R/A-Cr 127/2023